Pesquisar este blog

sábado, 20 de janeiro de 2018

São Sebastião: o soldado da fé



Celebrado no dia 20 de janeiro, São Sebastião era um soldado do Imperador Romano, Maximiano no Ocidente e Diocleciano no Oriente. Nasceu em Narbona, na atual França, em 256 d.C., mais tarde mudou-se para Milão, na Itália. Estudou e acabou seguindo a mesma carreira militar do pai. Ali, destacou-se como um soldado fiel e assim foi subindo na hierarquia militar. Foi então transferido para Roma onde comandou a tropa de segurança do imperador. O período, é bom lembrar, foi um dos mais difíceis para os cristãos. Muitos foram mortos, outros presos, e outros tantos vieram a fugir. A perseguição foi intensa.
          Sebastião, em torno de 280 d.C., protegia os presos por serem cristãos. Sentia neles uma grande simpatia e não via crime em seu modo de viver a fé. Assim, levou muitos castigos, da morte, da prisão. Não demorou muito, foi traído por alguém. Para mudar sua postura, sua fé recebeu a promessa de promoção. Porém, não aceitou. Acreditava em Jesus e este era Deus. Já o imperador era um assassino, perseguidor, não era deus na sua convicção. Foi então condenado à morte. Foi amarrado ao tronco no estádio Palatino e flechado.
          Deixado quase morto foi resgatado por Irene, uma mulher cristã, que cuidou de suas feridas e o recuperou. Mais tarde, reiniciou sua defesa aos cristãos e foi preso novamente. Recebeu uma segunda condenação. Há quem diga que quebraram a cabeça com bolas de chumbo, outros afirmam que foi morto por açoite e jogado numa fossa para que nenhum cristão o encontrasse. Outra possibilidade é que ele teria aparecido à jovem Luciana indicando que seu corpo se encontrava num poço, enforcado. Sua sepultura está na Basílica de São Sebastião, em Roma.
          Que São Sebastião nos ajude a permanecermos na fé e defendendo a vida!

Pe. Cleber Pagliochi
Paróquia São Sebastião
Abelardo Luz, SC


Um comentário:

  1. Oi Mari, minha gratidão pelo comentário em meu texto sobre a colonização açoriana no litoral catarinense. Com relação a São Sebastião, há algo curioso: em Armação (minha terra) eles comemoram a festa, tendo um mastro como símbolo do tronco onde São Sebastião foi amarrado. Mastro esse que é um símbolo fálico pagão que a Igreja Católica adotou para cativar aqueles que adotavam o símbolo fálico como o culto à fecundidade. Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir