Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2016

Procissão do Senhor Jesus dos Passos

(Outros Pródigos à Caridade na Irmandade do Senhor 
Jesus dos Passos)
 Laerte Sílvio Tavares e família
Em 2016, o evento, que é tombado como patrimônio cultural e imaterial do estado desde 2006, completa 250 anos. A partir deste ano se busca transformar o evento em Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabendo ao título de reconhecimento como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O reconhecimento tem previsão já para meados do segundo semestre deste ano (2016).
 Laerte Sílvio Tavares
Laerte Sílvio Tavares
História

A Irmandade do Senhor Jesus Passos foi fundada no dia 01 de janeiro de 1765, com o objetivo de desenvolver o culto ao Senhor Jesus dos Passos e ser guardiã de sua imagem – que segundo a história oficial, seguia rumo a cidade de Rio Grande (RS) quando em 1764, atracou em Santa Catarina (por uma vontade divina, como afirmam os católicos da Ilha).

Mais tarde, em julho de 1782, a Irmandade iniciou a prática de obras de misericórdia e passou a prestar assistência aos doentes pobres e desvalidos, fornecendo alimentação e cuidados médicos com o auxílio do Irmão Antônio da Silva Gomes. Foi neste período que surgiu a instituição da “Caridade dos Pobres”, marco inicial para a implantação de um hospital (atualmente o Imperial Hospital de Caridade) com assistência médico hospitalar, e a Irmandade assumiu o trabalho de ajudar as pessoas que chegavam a Ilha do Desterro e não tinham um lugar para onde ir.

Hoje, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos é mantenedora e responsável pela administração, manutenção e zelo do Imperial Hospital de Caridade, da Capela Menino Deus, da Casa de Apoio, do Cemitério, de todos os seus bens móveis e imóveis e demais atividades religiosas, com destaque para as festividades relacionadas à Procissão do Senhor dos Passos.

* Laerte Sílvio Tavares é engenheiro civil por formação, mas por atavismo, de seu avô materno, gosta das letras e escreve. “As décimas do cancioneiro português do Século XVI voltaram à voga em Portugal, e eu aqui também estou a resgatar esse estilo literário para poemas narrativos. Já compus dois livros editados pela Universidade Unisul nesse estilo – Canoas, Ventos e Mares e Ilha de Idílios. Escrevi, então, essas décimas para saudar a Irmandade do Senhor dos Passos nos seus 250 anos de existência.” – Jornal Notícias do Dia – FLORIANÓPOLIS, QUINTA-FEIRA, 10 DE MARÇO DE 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário