Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CASA COMUM – NOSSA RESPONSABILIDADE



Neste ano temos a 4ª. Campanha da Fraternidade Ecumênica. O tema é CASA COMUM – NOSSA RESPONSABILIDADE; e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). O planeta Terra é a casa comum de todos nós, é nela que todos nós habitamos. É responsabilidade de todos nós cuidarmos desta casa.

A frase do profeta Amós nos lembra que nesta Casa Comum, além do cuidado, deve acontecer a justiça e o direito. Quando se estraga a natureza quem mais padece pela falta de água e pelas contaminações, são os pobres.

O objetivo da CFE é assegurar a todas as pessoas o direito ao saneamento básico e fomentar o nosso empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da nossa casa comum. É o desafio de fazer a justiça acontecer para milhões de pessoas. E quando se fala em saneamento, entram muitos itens a serem analisados, praticados e reivindicados, desde água potável até coleta de resíduos sólidos, e coleta, tratamento e destino correto dos esgotos.

Por saneamento básico entendem-se os serviços públicos de abastecimento de água, manejo adequado dos esgotos sanitários, das águas pluviais, dos resíduos sólidos, o controle de reservatórios e dos agentes transmissores de doenças. Assegurar isto é garantir melhoria nas condições de saúde e de vida da população e a sustentabilidade do planeta.

Vivamos esta quaresma convertendo-nos e praticando novas ações em termos de cuidado de nossa casa comum! Temos muito a nos reeducar e a realizar. Participemos da celebração das cinzas, das vias-sacras, dos encontros de grupos, das 24 horas com o Senhor e demais propostas de vivência quaresmal e do Ano Santo. Não desperdicemos este ano de graças, este tempo de salvação que Deus misericordiosamente nos concede.

Padre Ivo Pedro Oro

Nenhum comentário:

Postar um comentário