Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ENEM 2015

FIQUE ATENTO!
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Neste ano, as provas terão início às 13h30min. (horário oficial de Brasília). Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30min., após procedimentos de verificação de segurança,  sob pena de eliminação do exame.

Como são as provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Confira os dias das provas:

24 de outubro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30min.
25 de outubro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30min.

Dicas
Verifique com antecedência na Página do Participante o local de provas para o qual foi encaminhado.
- Faça o trajeto até o local de provas antes do dia do exame.


- Recomenda-se que todos os participantes estejam no local de realização das provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

PROVAS DE REDAÇÃO E LÍNGUA ESTRANGEIRA

prova discursiva será realizada no segundo dia do Enem, 25 de outubro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de duração total será de 5h30min.
A redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.

O que dá nota zero na redação:
- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- Desrespeito aos direitos humanos;
- Parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.
 Dicas
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos.
O texto é dissertativo porque discorre sobre um assunto, descreve-o, explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.
PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Também no segundo dia de provas, 25 de outubro, o participante deverá responder cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
Não é permitido trocar a opção de língua no momento da prova. A alteração foi permitida apenas durante o período de inscrição no exame.
Se o participante tiver dúvidas, deve conferir no cartão de confirmação da inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira feita no ato da inscrição.

RESULTADOS DO ENEM

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2015, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção de CPF e senha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário