Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dia da Cruz Vermelha - 26 de Outubro

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma entidade internacional sem fins lucrativos, que tem o objetivo de socorrer vítimas de guerras e de catástrofes naturais. Fundada em 1863, a entidade presta assistência às vítimas, fornecendo alimentação, assistência médica e abrigo. A Cruz Vermelha também desenvolve um trabalho junto aos prisioneiros de guerra, buscando restabelecer o contato com seus familiares e localizando os que foram dados como desaparecidos. Sua prioridade, tendo a neutralidade como princípio, é o não envolvimento em questões militares, religiosas ou políticas. Para isto, possui quatro bandeiras que são adotadas conforme a cultura da região em que estiver atuando. 
A bandeira coma Cruz Vermelha é utilizada na maior parte dos países. 
Já na Turquia e países muçulmanos, o símbolo local é uma lua chamada Crescente /vermelho, aplicada sobre a bandeira branca.
Em Israel, a bandeira também é branca, mas em lugar da lua ou da cruz, é usada a Estrela de Davi em vermelho.
Para casos especiais, onde o Comitê não pode usar nenhuma destas três bandeiras, há ainda uma quarta opção - a do Cristal Vermelho - totalmente excepcional e não pode usar nenhuma destas três bandeiras, há ainda uma quarta opção - a do Cristal Vermelho - totalmente neutra, de uso excepcional e temporário. Sua forma é um triângulo equilátero.
O Dia é em homenagem a data de nascimento de seu fundador, Jean Henri Dunant. Ele foi agraciado com o primeiro prêmio Nobel da Paz, em 1901, vindo a falecer nove anos depois. a própria Cruz Vermelha também foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz, em 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário