Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2015

Lançamentos!

Divulgo dois trabalhos do catarinense Laerte Tavares que foi lançado no estado de Santa Catarina - Brasil pela Editora da Universidade - UNISUL. Trata-se do livro Canoas, Ventos e Mares e Ilha de Idílios, em que o autor faz um resgate das décimas do cancioneiro ibero-português do século XVI, nos moldes que foram trazidos pelos portugueses que aqui se estabeleceram.

A primeira obra, em décimas, retrata algumas histórias e causos dos antigos povos da Armação do Itapocoroy de Santa Catarina - Brasil, na sua maioria descendentes portugueses. O segundo, apresenta alguns sonetos e traz em décimas um relato da fundação de Florianópolis, a pesca da tainha, os antigos bares, a descrição da Lagoa da Conceição na década de 50 (ano de 1900) e outros.
                                                                                                       
                                                                                   
A poesia em décima foi muito usual no litoral catarinense pelos portugueses e seus descendentes. Com o passar do tempo abandonou-se tal prática. Laerte Tavares nestes dois trabalhos procurou resgatar a poesia dentro das originais regras e conforme aprendeu ouvindo os declamadores de sua região com quem conviveu quando criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário