Pesquisar este blog

domingo, 10 de maio de 2015

Símbolos Adinkra


O Significado Adinkra representa adeus. (ideias expressas em provérbios). Constitui um código do conhecimento referente às crenças e à história do povo africano. A escrita de símbolos Adinkra reflete um sistema de valores humanos universais: Família, integridade, tolerância, harmonia e determinação, entre outros.

Para a atividade referente a cultura africana na turma do I Segmento da Educação de Jovens e Adultos – EJA do Colégio M. Cruz e Souza – Florianópolis - SC, partiu-se da pesquisa referente a África (Continente Africano) e aos símbolos Adinkra na cultura africana, seguido da confecção dos mesmos em sala de aula.

Matéria prima: Desenhos impressos no tecido para tela, coloridos pelos educandos com giz de cera na cor preta. 


Técnica - estamparia padronizada feita de tintura preta obtida da casca de certas árvores.  



Na ocasião os trabalhos fizeram parte da exposição que ocorre anualmente com todos os núcleos EJA no Teatro Álvaro de Carvalho.

Atividade: Prof. Sandra d. Santos


 ENTENDIMENTO
 HUMANIDADE FORTE
 AMOR SEGURO
 DOIS BONS AMIGOS
 ADAPTABILIDADE
 DUAS CABEÇAS PENSAM MELHOR QUE UMA
 HARMONIA
 COMPREENSÃO
 PACIÊNCIA E TOLERÂNCIA
 CORAGEM, BRAVURA E HEROÍSMO
 PRUDÊNCIA
 UNIÃO NAS RELAÇÕES
 DINAMISMO / VERSATILIDADE
 DEUS ZELA POR TODOS
 SABEDORIA
 PAZ
 VERDADE

CONFIANÇA EM DEUS
 ESPERANÇA

OLHO DO AMOR





Adinkra é Considerado como um objeto de arte, sendo um tecido estampado, típico da África, no qual cada símbolo possui um significado. Antigamente o Adinkra era usado por líderes africanos em algumas cerimônias sagradas como batismo. Hoje, podemos vê-lo em peças do vestuário e como motivo para decorar objetos.


 O Significado Adinkra é adeus. (representa ideias expressas em provérbios). Constitui um código do conhecimento referente às crenças e à história do povo africano. A escrita de símbolos Adinkra reflete um sistema de valores humanos universais: Família, integridade, tolerância, harmonia e determinação, entre outros. Existem centenas de símbolos e a maioria deles é de origem ancestral, sendo transmitidos de geração em geração. Muitos representam virtudes, sagas populares, provérbios ou eventos históricos. Os ganeses geralmente escolhem suas roupas para usar segundo o significado das cores e dos símbolos estampados nelas. A estampa e a cor expressam sentimentos de ocasiões específicas como festas de funerais, festivais tradicionais, ritos de iniciação como o da puberdade, casamentos, durbarse outros. Também foi uma técnica introduzida nos anos de 1818, após a captura de um monarca rival chamado Adinkra que usou essa roupa para expressar sua dor ao ser apreendido pelos Kumasi.Kumasi é uma cidade pertencente a Gana.


Gagna tem como capital Acra. É um país da África Ocidental.

Gana significa guerreiro rei.

Na cultura de Gana predomina os tecidos (conhecidos comokente) com suas cores e símbolos.



As cores dos tecidos:

-marrom, azul,vermelho e preto está associado aos funerais e período de luto.Quando as pessoas vestem vermelho escuro ou marrom, isso significa que recém perderam um parente próximo. A cor preta ou azul escuro demonstra a dor prolongada pela perda de uma pessoa amada como os pais, filhos ou companheiro.

-tecidos nas cores claras e brancas celebram o fim do luto e ocasiões festivas.


Técnica - estamparia de padrões feita de uma tintura preta obtida da casca de certas árvores. Por muito tempo utilizava-se carimbos feitos com detalhes na abóbora.

7 comentários:

  1. Olá Mary- Xanxere, parabéns pelo seu trabalho. Trabalhar os códigos Adinkras- assim como os hieróglifos, é bem importante para resgate histórico da grandiosidade destes povos africanos. Fundamental é entender a grandeza da produção destes povos, seja literária, artística, científica SIMMMM, sobretudo na perspectiva de que milenarmente falando, regredimos muito, comparados à estes!!!

    ResponderExcluir