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quinta-feira, 21 de maio de 2015

Tecnologia e Currículo


Refletindo sobre a importância das TDICs

Existem inúmeros ambientes/lugares para se aprender, construir, produzir e elaborar novos saberes. A escola é um destes territórios, porém não a única. Partindo deste olhar se entende que, ao adentrar nas unidades escolares, os estudantes trarão consigo inúmeras informações e também conhecimentos oriundos do seu processo de formação.

O professor educador assumindo o caráter de mediador terá a incumbência de tecer tempos, momentos e situações que levem a aprendizagem e apropriação do conhecimento, elemento imprescindível para a formação humana e cidadã de cada sujeito que ali se encontra, sempre compreendendo que os estudantes são singulares e será preciso respeitar suas limitações e potencialidades.

 Dentre os inúmeros recursos didático pedagógicos que irão favorecer o processo ensino e aprendizagem, faz-se relevante destacar o uso das tecnologias digitais – TDIC, instrumentos esses que estão presentes na sociedade atual e vêm corroborar sua vitalidade nos ambientes escolares quando possibilitam o acesso ao saber.

Nesse sentido, é importante ressaltar que os estudantes desde cedo tem interagido com as mesmas de maneira prática e simples, por isso não se pode ignorá-las; o desafio é utilizá-las como ferramentas que possibilitem a construção e produção do conhecimento.

Portanto, pensar propostas inovadoras que trabalhem a favor do currículo interligado as TDICs requer rever metodologias utilizadas na escola, propondo a inserção do uso dessas ferramentas no desenvolvimento das aulas, trabalhando na perspectiva da interdisciplinaridade onde cada componente se torna importante na contribuição e na efetivação do saber.

Dessa forma, percebe-se que os impactos que a presença das TDICs traz quando está presente no desenvolvimento do currículo é significante, pois permite a potencialização da aprendizagem, possibilitando novas linguagens. No entanto, vale reafirmar que as práticas pedagógicas utilizadas nas escolas já há um bom tempo não serão ignoradas, porém o uso das TDICs irá auxiliar e favorecer na produção-construção.

Nesse sentido, cabe frisar que o papel do professor no trabalho que alia tecnologia e currículo é primordial e essencial, pois favorece a efetivação de uma educação de possibilidades que torna os sujeitos mais humanos, possibilitando a autonomia, a criticidade, a reflexão, a indagação e a elaboração de saberes, acreditando que cada um(a) tem a contribuir na construção do conhecimento.

Referência:
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011. Capítulo 3 p. 27-37.

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