Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Novos tempos...



A INTERNET COMO AMBIENTE AUXILIAR DO EDUCADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Marilene dos Santos[*]

As novas tecnologias criam novas chances de reformular as relações entre alunos e professores e de rever a relação da escola com o meio social, ao diversificar os espaços de construção do conhecimento, ao revolucionar processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola um novo diálogo com os indivíduos e com o mundo.
Neste contexto, é fundamental colocar o conhecimento à disposição de um número cada vez maior de pessoas e para isso é preciso dispor de ambientes de aprendizagem em que as novas tecnologias sejam ferramentas instigadoras, capazes de colaborar para uma reflexão crítica, para o desenvolvimento da pesquisa, sendo facilitadoras da aprendizagem de forma permanente e autônoma.
O trabalho com a Internet constitui um meio de relevantes possibilidades pedagógicas, já que não se limita ao que constitui estritamente uma disciplina, possibilitando uma educação global e estimulando a colocação em funcionamento dos processos de tratamento da informação, nos conteúdos e programas de cada nível.
As novas tecnologias trazem novos horizontes à escola. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente em rede para quem desejar. Assim, alunos e educadores encontram inúmeros recursos que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação. O educador pode estar mais próximo do educando, podendo adaptar a sua aula para o ritmo de cada aluno. O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados. Um novo paradigma exige a utilização de ambientes apropriados para aprendizagem, ricos em recursos para experiências variadas, utilizando as novas tecnologias de comunicação, que valoriza a capacidade de pensar e de se expressar com clareza, de solucionar problemas e tomar decisões adequadamente.



OBS: Artigo publicado no Jornal Folha Regional dia 07/05/2009


[*] Professora graduada em Letras e especialista em Metodologia de Línguas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário