Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

TRADIÇÕES DE NATAL



A história da árvore de Natal

A história da árvore de Natal começou na Alemanha na Idade Média, certo dia Martinho Lutero, estava a andar por uma floresta repleta de pinheiros, olhou ao céu e o viu coberto de centenas de estrelas brilhantes. Ficou tão fascinado que ele decidiu pegar um pinheiro e colocar enfeites de Natal, em celebração ao nascimento do Menino Jesus. Muitos enfeites podem ser colocados na árvore de natal, desde bolas coloridas, bonecos, luz pisca-pisca que representam as estrelas e a ponteira em forma de estrela guia (a estrela que guiou os reis magos até o local de nascimento de Jesus). As tradições e Comemorações em Diversos Países do Mundo.

Suécia – As festividades de Fim de Ano tem início no dia 13 de Dezembro, dia de Santa Luzia. AS celebrações iniciam-se com uma procissão por diversas cidades do país com uma tocha acesa.

Austrália – Como a Austrália assim como o Brasil estão localizados no hemisfério sul e nesta época do ano, dezembro é o mês de verão, muitas pessoas comemoram o Natal na praia e os presentes são trocados somente no dia 25 de Dezembro e não na noite de Natal como é comum em muitos países.

Japão – Embora somente uma minoria da população seja católica, os cristãos japoneses comemoram o Natal como no Ocidente, com a ceia de natal, a árvore de natal e a troca de presentes na noite de 24 de Dezembro.

Finlândia – Considerada a terra do pai natal, mais especificamente na Lapônia é considerado um dos mais belos lugares do mundo, e onde a cultura do Natal é considerada a mais forte do mundo. Como o país é muito frio algumas famílias na noite de Natal antes da ceia costumam fazer saunas para poderem se aquecer, a lareira também é muito importante não só pelo frio que lá faz, mas como é por onde segundo a lenda o Pai natal entra na casa.

Inglaterra – As tradições natalinas são fortemente difundida, a ceia deve ter a família toda reunida, a decoração de natal deve ser completa com direito a árvore, luzes, etc.

Itália - As famílias costumam assistir a Missa do Galo celebrada a meia noite do dia 24 de Dezembro no Vaticano, e após a missa seguem para suas casas para a ceia de Natal onde é feita a troca dos presentes.

Brasil – No Brasil a festa de Natal apesar da árvore de Natal, luzes e enfeites, a festa não é tão típica como nos outros países. Geralmente as famílias costumam dançar e ouvir músicas que não são de Natal, a troca dos presentes de natal pode ser feita através do amigo secreto ou amigo oculto, onde cada pessoa tem de adivinhar quem vai lhe oferecer o presente, tornando a festa uma grande brincadeira.

A Ceia de Natal

A Ceia de Natal é diferente em cada país, cada povo comemora o natal de uma maneira diferente e em cada mesa as comidas também diferem de país para país.

- No Brasil a tradição é o Peru de Natal, o Tender e o Chester, bem como as frutas tropicais (abacaxi, melão, mangas, uvas, etc.).
- Na Alemanha os pratos mais tradicionais são à base de carne de porco, incluindo enchidos, chouriços e salsichas.
- Nos Estados Unidos o peru também é tradicional e as rabanadas fazem a alegria das crianças.
- Na França pratos a base de molhos brancos, com ervilhas e grãos se fazem presentes todos os anos.
- Na Itália não pode faltar o peru, as massas tradicionais e bom vinho tinto.
- Em Portugal o prato típico do Natal é o Bacalhau com Batatas e também o peru recheado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário